quarta-feira, 1 de maio de 2013

Recupere seus sentidos II




"Perca sua cabeça e recupere seus sentidos”... cada um dos sentidos humanos é um canal de comunicação e de limite entre o corpo humano e o mundo/ outrem. Dar voz e vida às partes do corpo, permitindo um diálogo entre o todo e as partes, promove a experiência de ampliar a percepção de si de cada pessoa, bem como aprender com o funcionamento fisiológico de nossos órgãos. Essa é a proposta de Adriana Schnake ao se inspirar na técnica da cadeira vazia para criar seu método de trabalho com as partes do corpo e as doenças.

Tal como Perls concebia cada parte do sonho como expressão de nós próprios e de nossos desejos, Adriana Schnake trouxe a compreensão visceral de que cada parte do corpo revela o todo de maneira diferenciada. Dessa forma, eu sou minha língua, sou meu coração, sou meu estômago, sou meu útero, sou meu fígado, sou meu sistema imunológico e por aí vai... Experimentar ludicamente de olhos bem fechados ser cada uma das partes do corpo, ao conhecer sua funcionalidade genuína e quebrar paradigmas equivocados sobre essa funcionalidade, traz a sensação ao sujeito que se propõe a experimentar isso de uma integralidade e plenitude. 

A noção de holismo vem ao encontro dessa mudança de olhar para o corpo e para sua derradeira dialética: saúde e doença. Saúde é um conceito um tanto amplo e deveras polêmico na atualidade. Ficaremos aqui com a ideia desenvolvida por Perls em sua obra Ego, Fome e Agressão sobre saúde, ancorada na autorregulação organísmica de Goldstein. O corpo, inserido num campo em interação com o meio, revela as necessidades que o organismo possui de acordo com seu funcionamento. Ao considerar a constante mudança que o corpo e o organismo atravessam, percebe-se a necessidade do organismo sinalizar a cada instante o que precisa para atingir um certo equilíbrio homeostático, entre ele próprio e o meio.

Saúde, portanto, é sinônimo, para Perls, dessa fluidez do organismo frente a suas necessidades. Atuar no mundo frente ao que necessita. Cuidar de suas necessidades.

A doença, por sua vez, aparece para anunciar ao organismo que algumas de suas necessidades não estão sendo atendidas ou supridas e que algo precisa ser modificado. A partir dessa perspectiva, a doença passa a ser a maior aliada que o organismo tem e não uma inimiga, como é comumente conhecida.

Somente quando se ouve o corpo por meio dos sentidos é que há a possibilidade de resgatar a saúde e suprir a constante e ininterrupta necessidade organísmica. “Recupere seus sentidos...”

O corpo com todas as suas peculiaridades revela a poesia da vida e suas mazelas. Revela para onde devemos ir, como estamos, o que nos faz bem, o que é doce, o que é belo, o que é desconfortável, o que é divino... o corpoesia. 
Raquel Guedes Pimentel*3
*1 Ana Carolina Seara e Maria Balbina Gappmayer- Coordenadoras do curso Gestalt e Saúde. 
*2 Trecho do trabalho de conclusão do curso: Gestalt e Saúde: Psicologia das Doenças Somáticas, realizado em 2012. 
*3 Psicóloga, Gestalt-terapeuta e coordenadora do Núcleo Ampliar (raquel@nucleoampliar.com.br).
Referências:
PERLS, F. 1942. Ego, Fome e Agressão. São Paulo: Summus, 2002.
PERLS, F., HEFFERLINE, R., GOODMAN, P. 1951. Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1997.
SCHNAKE, Adriana . 2007. Enfermedad, sintoma y caráter: diálogos gestálticos con el cuerpo. Buenos Aires: Del Nuevo Extremo: Cuatro Vientos.
SCHNAKE SILVA, Adriana . 2001. La Voz Del Síntoma. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos.
SCHNAKE, Adriana . 1995. Los diálogos del cuerpo. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário