quinta-feira, 25 de abril de 2013

Gestalt e Saúde: um breve relato






Desde que vi informações a respeito do curso GESTALT E SAÚDE: psicologia das doenças somáticas, em folhetinhos e via computador, tive vontade de fazê-lo. Não sei explicar... uma mistura de vontades... de me trabalhar (meu corpo, minhas doenças, minhas emoções), de ampliar meus conceitos, de agregar conhecimento... para, talvez, acalmar uma briga pessoal com uma medicina tradicional de causa e efeito, medicamentosa, excludente, enfim... a minha forma aparecendo de novo... e, quando li na proposta: “Esse trabalho pioneiro tem como objetivo formar profissionais com um novo olhar para as manifestações psicológicas relacionadas ao adoecimento orgânico”, de fato me abriu possibilidades.

A forma do curso  é Gestalt Terapia. Não teve jeito! Passou por cada um de nós, nosso corpo, nossa história, nosso mundo. Trouxe também uma teoria consistente, apresentando novos paradigmas da saúde, o enfoque holístico contrapondo-se  ao enfoque psicossomático, tão mais usual.

O curso apresentou um método de trabalho  inovador, desenvolvido pela chilena Adriana Schnake, um novo olhar para compreender e trabalhar com as doenças somáticas. “Pode ser técnica, pode ser recurso!!” tão falado ... Foi surpreendente! Um recurso potente em nossas mãos e que pode ser utilizado por diversos profissionais da saúde. Uma forma de conhecer nosso corpo e perceber que o que somos e o que produzimos e o que apresentamos está tudo em relação. Há uma conexão, um funcionamento, uma forma. Para mim, o método é uma possibilidade concreta na minha forma de fazer clínica.

O curso também aconteceu de uma forma leve, acolhedora, proporcionada pelas coordenadoras Ana e Nina, queridas!! Entusiasmadas com o curso. Esse entusiasmo passa por algo que considero essencial: quando alguém quer passar algo em que acredita, é resultado de grande estudo, empenho e trabalho. E o grupo, mais especificamente o do encontro final, pequeno de tamanho, mas grande na entrega! Obrigada!*

Myrian Paulo Hermes Naschenweng**


*Trecho do trabalho de concusao do Curso: Gestalt e Saúde- Psicologia das doenças somáticas.
**Psicóloga, Psicoterapeuta e aluna do Curso Gestalt e Saúde (2012, turma CORPOESIA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário