terça-feira, 7 de maio de 2013

Existências possíveis II





Com base nesse novo paradigma da saúde, no processo saúde-doença, ou mesmo para entender as mensagens de nosso corpo, passa a ser imprescindível a integração entre as polaridades.

O enfoque holístico considera a visão do homem integral, sem divisão; rompe com o causalismo (a doença, o sintoma, não é nem psíquico nem somático) e leva em conta a autorregulação organísmica. Propõe uma mudança política, visto que, através da proposta de que cada pessoa conheça melhor a si mesmo, o sujeito volta a ser detentor do saber sobre o próprio corpo (tal saber não é delegado a uma instituição ou a um profissional); as pessoas são empoderadas; busca-se, assim, a autonomia do sujeito.

Considero de uma verdade empírica o fato de que a presença ou a contaminação com vírus ou bactérias sejam uma condição necessária, mas não suficiente para o acometimento da maioria das doenças conhecidas atualmente. Em muitas ocasiões, principalmente em minha ocupação profissional, tive contato com pessoas muito doentes, ajudei a cuidá-las, e não adoeci. Já de antemão acreditava que não bastava o contato com os vírus e as bactérias, mas, para que se manifestasse uma doença, o organismo (como um todo) precisava estar fragilizado, vulnerável, para ser contaminado, para haver o contágio.

Ao longo de todo curso*, as vivências configuraram-se como pontos chave do processo de ensino-aprendizagem a partir da própria experiência, além de auxiliarem enormemente no processo de autoconhecimento! Aprofundaram, também, o estabelecimento de vínculos e o estreitamento de laços interpessoais! Conheci pessoas encantadoras, que não só se tornaram colegas de curso, mas com as quais se estabeleceu uma verdadeira amizade! Sou muito grata a estes encontros providenciais!**



“Se não você, então quem?

Se não agora, então quando?”

Angelita Zamberlan Nedel***

**Trecho do trabalho de concusao do Curso: Gestalt e Saúde- Psicologia das doenças somáticas.
**Psicóloga e Aluna do Curso Gestalt e Saúde (2012, turma CORPOESIA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário