quarta-feira, 20 de março de 2013

Um método revolucionário!





É com alegria e muito entusiasmo que estamos abrindo  inscrições para o curso***: Corpo e Saúde - Psicologia das doenças somáticas. A criação desse curso é fruto de anos de estudos e práticas com pessoas que estão com alguma doença orgânica ou que buscam compreender a relação entre sua forma de adoecer e a sua forma de viver.

A grande maioria de nós nasceu perfeito, nossos órgãos nasceram sabendo desempenhar com destreza todas as suas funções. Mas, em determinado momento, algo não funciona tão bem, nosso corpo nos sinaliza que precisa de nossa atenção e nossa principal preocupação deveria ser escutar esse chamado e voltar nosso olhar para como estamos vivendo. Entretanto, nem sempre conseguimos decodificar essas mensagens, nossas formas contemporâneas de viver  muitas vezes nos afastam desse conhecimento,  aparentemente simples, sobre nosso próprio corpo. Delegamos ao médico, ao psiquiatra, ao psicólogo, ao farmacêutico (etc.) o poder que temos sobre o nosso funcionamento. Por desconhecimento ou negligência, passamos toda a responsabilidade para os outros.

O trabalho que fomos buscar no sul do Chile, numa Ilha chamada Chiloé, está relacionado com a possibilidade de resgate e de responsabilização pela forma como vivemos e, decorrente dela,  da maneira como vivemos a saúde e a doença. O que aprendemos ao adoecer? Para nosso sistema imunológico, cada  contato com um novo vírus  lhe permite aprender a se defender; nesse processo são desenvolvidos os chamados anticorpos. Se nunca tivéssemos tido  contato com vírus, seríamos muito vulneráveis, não teríamos desenvolvido os ‘corpos’ necessários para nossa defesa. Nesse sentido, cada vez que adoecemos temos a oportunidade de encontrar uma forma mais criativa de viver, de nos defender daquilo que nos faz mal e assim de ficarmos mais fortes (física e emocionalmente).

A proposta de trabalho, desenvolvida pela Médica e Gestalt-terapeuta chilena, Dra. Adriana Schnake (um dos eixos centrais desse curso), é revolucionária no sentido em que  tem como objetivo  devolver a cada sujeito seu poder de ação e de responsabilização pelo seu  próprio corpo. Não se trata de desvalorizar o trabalho médico, psicológico e dos outros profissionais da área da saúde, mas pelo contrario,  de  auxiliar no processo de restabelecimento da saúde. No momento em que cada um de nós puder se apropriar da parte que lhe cabe no que se refere à saúde do seu próprio organismo, certamente daremos um grande passo para a promoção da saúde e o resultado do trabalho dos profissionais da saúde serão muito mais efetivos.

Nosso compromisso, a partir do momento que conhecemos esse trabalho e fomos verificando seus resultados, é o de compartilhá-lo com o maior número possível de pessoas qualificadas para tal. No Brasil, atualmente, somos cerca de 10 pessoas formadas por essa abordagem no Chile; entretanto, poucos se dedicaram a continuar pesquisando e difundindo esse método. Nossa busca que teve como ponto central a formação nesse Enfoque**, não se limita ao nosso consultório. Queremos difundir esse conhecimento, ampliar as discussões sobre o tema e produzir. 

Deixamos nosso convite aos que se interessam pelo tema para participar das duas novas turmas do curso Corpo e Saúde abertas este ano. Será um prazer poder ensinar e acompanhar cada profissional nessa jornada de descoberta interna e de formação profissional a partir desse  novo olhar para o ser humano.
Ana Carolina Seara*
*Mestre em Psicologia, formada há 12 anos em Psicologia, Gestalt-terapeuta e uma das coordenadoras do curso Corpo e Saúde.
**Enfoque Holístico de la Salud y de la enfermedad.
*** Em 2015, é o quarto ano consecutivo que abrimos turmas para o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário