quinta-feira, 18 de abril de 2013

CORPOESIA





Sempre tive dúvidas se falava-se sobre saúde ou sobre doença. Quando ficamos doentes, tratamos nossa saúde ou nossa doença? Ainda é algo que me intriga, não por uma questão semântica, mas por uma questão de ótica. Se olhamos para a doença, diagnostica-se, trata-se, previne-se. Se olhamos para a saúde a promovemos, a preservamos.


Intriga é intriga, mas a relevância dela ficou a cada mês menor no decorrer do curso*. Vi que a questão não era essa, a questão é um corpo e corpo é poesia: precisa ter sua métrica, sua rima, seu sentido, precisa tocar, se fazer perceber. O ignorado é o que grita! Às vezes grita pra ouvidos surdos, mas o ouvido não é o único que pode ouvir... Não é porque o corpo é único, uma unidade absoluta de funcionamento, tão absoluta que aponta exatamente para a peça ou engrenagem que precisa de cuidado, cuidado para evitar

avaria maior. 

Sorte dos que conseguem ler e respeitar seus sinais. A vida contemporânea nos emerge em barulho demais para ouvir o grito interno, coloca-nos diante de muita luz artificial, contato artificial, e o resultado é a “dessensibilização” do natural. O natural virou o desviante, lamentável.


O que eu aprendi foi que nem meus 30 anos de convivência comigo, com meu corpo, foram suficientes para evitar algumas ignorâncias. Viver no conforto da ignorância é um perigo (quem duvida que a ignorância conforta?) o maior perigo da ignorância é quando ela deixa de ser uma ignorância para se tornar uma evidência. Da evidência não se tem como escapar, ela é estampa, fato, só resta olhar.

Aprendi que meu corpo é muito mais esperto e lúcido do que eu poderia imaginar, se eu não vejo, ele aponta (mostra, sugere, grita, bate, quebra, da seu jeito...).

Olhar para ele é olhar para o novo, o novo que sempre esteve ali, mas agora é novo. Difícil simples missão que jamais perderei de vista, por mim. Podendo ver o meu, conseguirei facilitar que o outro veja o dele. Assim serei inteira, feliz. Obrigada.**
Leticia Scartazzini***


*Gestalt e saúde: Psicologia das doenças somáticas.
**Trabalho de concusao do Curso: Gestalt e Saúde- Psicologia das doenças somáticas.
**Psicóloga, Gestalt-terapeuta  e aluna do Curso Gestalt e Saúde (2012, turma CORPOESIA).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário