quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Congresso Internacional de Gestalt-terapia no Peru- Outubro 2012



Viajar é preciso. Conhecer outros ares, outras culturas, outras pessoas, outras línguas e outros lugares. A ampliação de conhecimentos, proporcionada por uma viagem, não tem preço, por mais econômica ou onerosa que seja a opção.


De 4 a 6 outubro de 2012, estivemos em Lima- Peru. A motivação dessa viagem foi o convite da Asociación Gestaltica de Perú para apresentarmos, no I Congreso Nacional e Internacional de Terapia Gestalt en Peru, um trabalho relacionado à nossa prática clínica no Brasil com pacientes em tratamento oncológico.


Nesta conferência, apresentamos o trabalho intitulado: Abordagem Gestáltica para pacientes oncológicos,  e ficamos  muito satisfeitas, pois, apesar do desafio de falar em um outro idioma,  tivemos a sala cheia de participantes, entre eles alunos, profissionais e pessoas tão caras para nós, como  nossos professores e supervisores do Diplomado, Enfoque Holístico da Saúde e da Doença e nossa querida Dra. Adriana Schnake (Psiquiatra e Gestalt-terapeuta chilena, responsável pela criação desse Enfoque e convidada de honra do Congresso), além de Marcos e Rosane Müller-Granzotto, Marcele Emerim e Mariana Vidal que nos acompanharam do Brasil. Após o trabalho, tivemos o retorno de que fomos bem compreendidas em nosso espanhol e  algumas pessoas vieram nos agradecer  pessoalmente por estarmos lá compartilhando nossas experiências. É muito bom saber que aquilo que desenvolvemos aqui no Brasil é reconhecido mundo afora e que podemos ajudar a ampliar horizontes de trabalhos não apenas junto daqueles que nos cercam, mas também com aqueles que estão a milhas e milhas de distância daqui.


Para fechar nosso encontro com esse país encantador que é o Peru, fomos a Cusco, com o desejo de conhecer a tão famosa cidadela de Machu Picchu. Cusco é uma cidade pequena,  segura, com uma vida simples que gira em torno do turismo.  Pessoas do mundo inteiro visitam a cidade, além do espanhol, era muito comum escutar francês, inglês, alemão e o nosso português do Brasil. De Cusco, seguimos rumo  ao destino final, Machu Picchu: uma  fantástica obra de engenharia construída em 1450, num lugar a 2400 metros de altitude com um verde de encher os olhos e uma energia única. Foi incrível


Retornamos de mais essa viagem com a mala cheia de muita energia, muitas lembranças boas, algumas histórias pra contar e muito satisfeitas por todo conhecimento compartilhado e por tudo que pudemos conhecer!

Por Ana Carolina Seara e Maria Balbina de Magalhães  Gappmayer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário