segunda-feira, 16 de abril de 2012

Psicologia, saúde e doença: os frutos de uma caminhada



O caminho que escolhemos trilhar (através das viagens: ao Uruguai, no XII Congresso Internacional de Gestalt, para apresentar o trabalho de Gestalt-oncologia; ao Chile, fazendo o Diplomado Enfoque Holístico da Saúde e da doença; a São Paulo, no  XIII Congresso Nacional de Gestalt-terapia, apresentando  o trabalho Sofrimento ético-político: desafios e possibilidades da prática clínica; e através também das discussões promovidas nos projetos Gestalt em Ato e dos estudos e aprofundamentos teóricos) nos levou à criação  de  um  novo olhar  sobre as doenças somáticas. Entretanto, não haveria sentido em desenvolver uma forma de trabalhar com excelentes resultados e não compartilhá-la. Em função disso, percebemos a importância de criar o curso sobre as doenças somáticas para que possamos compartilhar e desenvolver ainda mais essa forma de trabalho.
O curso Psicologia das doenças somáticas tem como objetivo preparar profissionais para trabalhar com as decorrências psicológicas das doenças orgânicas. Essa proposta visa ser uma forma de promover mudanças para que o indivíduo aprenda a lidar de um modo mais consciente com seu corpo e suas necessidades.
Neste curso, será utilizada uma metodologia teórico vivencial, práticas clínicas supervisionadas, discussão de casos clínicos, entre outros recursos. A carga horária total do curso será de 84 horas/aula e acontecerá de junho a dezembro, uma vez ao mês, sempre aos sábados pela manhã e tarde, e domingo pela manhã.
O curso é direcionado para profissionais e estudantes da área da saúde, psicólogos e profissionais interessados no tema. Responsáveis pela coordenação estão as Psicólogas e Gestalt-terapeutas  Ana Carolina Seara e Maria Balbina de Magalhães Gappmayer. O curso iniciará em junho de 2012 e acontecerá em Florianópolis no Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Para mais informações e inscrições, entre em contato conosco através do e-mail saudegestalt@yahoo.com.br
Além do curso, nesse projeto, também estamos desenvolvendo psicoterapia individual (para pessoas que desejam compreender melhor como sua forma de viver afeta sua saúde e encontrar novas possibilidades),  grupos terapêuticos (com a mesma finalidade do trabalho individual, mas com outro formato) e estamos divulgando esse trabalho através de oficinas e palestras.
Nas próximas postagens, abordaremos temas relativos à psicologia, saúde e doença e compartilharemos algumas reflexões que estamos desenvolvendo a esse respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário