domingo, 15 de abril de 2012

A despedida do Chile




Nossa história com saúde e doença nos levou até a ilha de Chiloé, sul do Chile. Para esse Diplomado, fizemos quatro viagens em que permanecíamos, num sistema de imersão, sete dias consecutivos estudando e experimentando esse novo enfoque: o enfoque holístico da saúde e da doença, criado e desenvolvido pela Dra. Adriana Schnake. 
A Dra. Adriana Schnake é Médica, Psiquiatra e Gestalt terapeuta chilena, presidente honorária da Associação Gestáltica de Buenos-Aires e de Córdoba, membro honorário da Associação Espanhola de Terapia Gestáltica. Também é reconhecida pelos países que falam língua espanhola, como uma das figuras mais relevantes da Psicoterapia Gestáltica.
Infelizmente, o desenvolvimento deste método não foi muito difundido no Brasil. Atualmente,  cerca de dez profissionais formados nesse Diplomado residem no Brasil. Nenhum dos quatro livros, publicados pela Dra. Schnake, foi traduzido para o português, motivo que talvez explique o pouco conhecimento dos brasileiros acerca dessa figura tão importante e reconhecida internacionalmente.
O quarto e último módulo do Diplomado foi o mais difícil para todos, pois seríamos avaliados pelos  trabalhos e aprendizagens desenvolvidas nos  quatro módulos. Mas, além disso, era o momento em que precisávamos fechar uma etapa muito importante das nossas vidas e nos despedirmos de pessoas que pouco a pouco se tornaram muito especiais, pessoas que  testemunharam nosso crescimento pessoal e profissional. E, por mais que nosso desejo seja o de retornar a encontrá-las, são pessoas que concretamente não sabemos se vamos rever  novamente.
Neste último módulo, recebemos uma visita muito especial: Jean-Marie Delacroix (Gestalt-terapeuta francês, autor de vários livros, entre eles: Encuentro con La Psicoterapia). Jean-Marie participou de algumas aulas conosco (pois desejava conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Dra. Schnake) e realizou um belo trabalho vivencial com o grupo. Apesar de ser um expoente da Gestalt-terapia francesa e da “fama” dos franceses, Jean-Marie surpreendeu o grupo pela proximidade e sua forma afetiva, clara e generosa de contato. Ao final desse módulo, recebemos a notícia de que todos foram aprovados. Tivemos uma linda cerimônia de colação de grau, em que recebemos nosso diploma das mãos da Dra. Adriana. 
Depois da despedida do grupo e da bela Ilha de Chiloé, fechamos nossa estada nesse país tão acolhedor em excelente companhia  (com  Jean-Marie Delacroix e María Lucía Guíñez - nossa colega de curso) numa viagem para conhecer um pouco mais das belezas do Chile. Assim, conhecemos Puerto Varas e Puerto Montt. Para o último adeus (ou até breve), subimos no alto do vulcão Osorno, e de lá pudemos encerrar mais essa etapa das nossas aventuras pela América Latina em busca de aperfeiçoamento.
No próximo post, o retorno ao Brasil e os frutos dessa experiência, o lançamento do curso: Psicologia das doenças somáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário